À procura de um novo lar!

E aí gente?

Bom, estou aqui para contar um pouco da minha situação. Diferente da Drica e da Mari, eu já montei meu 1º apartamento e já se passaram quase 4 anos! Por isso, meu marido e eu estamos planejando nos mudar. Já começamos este processo agora pois não queremos nos mudar na pressa e sim, poder escolher com calma e principalmente acertar na escolha (antes que a família aumente… hehehe)!

Inicialmente decidimos procurar por um imóvel usado (antigo) para poder comprar um apartamento maior e melhor localizado, e abrimos mão de qualquer infraestrutura no prédio. Depois, pensando melhor, voltamos atrás na nossa decisão (não é fácil, né gente!). Imaginamos que teríamos que reformar todo o apartamento e mesmo assim ainda moraríamos em um prédio antigo com seus problemas! Foi então que um dilema se instalou nas nossas vidas: morar em um apartamento menor, novo, com uma localização não muito favorável e infraestrutura completa OU morar em um apartamento maior, usado, com melhor localização e quase nada de infraestrutura. Que dúvida cruel!! Principalmente por que meu marido e eu valorizamos muito a zona que moramos, onde fazemos quase tudo a pé! Isso não tem preço! Para ir para um apartamento novo teríamos que abrir mão deste conforto!

Para vocês terem uma ideia, vejam abaixo a diferença de duas plantas:

Esta primeira é de uma apartamento de 129m², opção de imóvel novo!

Esta segunda é de um apartamento de 162m²! (como os apartamentos antigos não tem a sua planta baixa neste formato, utilizei um exemplo do mesmo empreendimento da 1ª planta para podermos comparar o tamanho!)

Vamos combinar que qualquer espaço a mais no apartamento é muito bem vindo né!?! (ponto para o apartamento antigo!!)

Agora o que mais dói no meu coração: enquanto o apartamento antigo não tem quase nada de infraestrutura no prédio (em alguns casos só uma piscininha…), os empreendimentos novos dão um show na sua estrutura!! Vejam só o que tem no projeto que utilizo de exemplo: quadra poliesportiva, quadra de tênis, pista de caminhada, brinquedoteca, salão de festas infantil, salão de festas com espaço gourmet, family space, minigolfe, pet space, playground, piscina infantil e adulta, piscina aquecida, lan house, fitness e garage band (sim, eu também me perguntei o que é isto! É uma opção de área musical para jovens dentro dos condomínios sem incomodar os vizinhos! Legal né!?). Não é um máximo?

E para finalizar e ajudar a ‘encrespar’ ainda mais o dilema: o apartamento novo é 11% mais barato que o usado!

Gostaria de saber a opinião de vocês! Qual escolha vocês fariam?

Enquanto isso eu continuo à procura!

Beijos!

[Imagens: Empreendimento Rossi Parque Panamby – Rossi Residencial]

10 comentários sobre “À procura de um novo lar!

  1. Prezada Jô

    Sua percepção de qualidade não se limita apenas a área interna do imóvel, ponto para você, que parte para aquisição de um empreendimento cada vez mais ajustado aos tempos atuais. Isso significa que seu investimento terá maior liquidez e valorização no futuro.

    Um exemplo da modernização dos novos imóveis é o número de vagas de garagem, os aptos mais antigos dispunham de 1 vaga de estacionamento por apto, quando muito, duas. Hj os imóveis oferecem 2, 3 ou mais vagas, acompanhando a tendencia das pessoas em ter mais carros.

    A infra estrutura de condomínio é um desses avanços, já oferecendo estrutura planejada e equipada para o convívio dos futuros moradores, aspecto nao encontrado nos imóveis mais antigos. Compute custos com academia, sauna, quadra de esportes, quadra de tenis, salão de festas, coisas que voce terá de pagar para praticar ginástica na academia, seu marido jogar tenis no clube ou para realizar a festinha de aniversário de seu filho em um salão particular, e verá o quanto em enconomia os novos imóveis lhe oferecem, já que neles o custo disso é praticamente zero.

    Outro aspecto são os materiais empregados. Hj os novos apartamentos, alem de mais modernos (novos revestimentos, equipamentos, automação, resistencia a intempérios…), são mais funcionais, permitem mudanças de layouts a partir da simples remoção de paredes internas, instalação de equipamentos de refrigeração (splits) e conforto de equipamentos de convívio como lareira e churrasqueiras que os mais antigos não permitiam.

    Os imóveis mais antigos tem a seu favor a localização mais centralizada e peças mais amplas, mas sofrem com a modernização de suas instalações e o tamanho de suas áreas de utilização condominial. Isso sem falar nos custos de reforma para deixá-lo com a sua cara, além dos custos de manutenção condominial, que mesmo sem oferecera mesma estrutura, são mais elevados, uma vez que os condominios mais antigos dependem de estrutura de segurança pessoal mais encorpada, por não contarem com o mesmo aparato de cameras e sistemas digitais de seguranca que os novos oferecem, alem de terem como característica predominante menor numero de moradores, em decorrencia do menor tamanho do terreno onde foram desenvolvidos.

    Você integra a grande maioria de pessoas que percebe que a vida em condomínio não se limita apenas da porta do apartamento para dentro. Muito em breve, toda essa estrutura,que ainda é percebida como diferencial, será obrigação para o sucesso de qualquer empreendimento imobiliário.

    Abraço e boa procura

    Rogério Pereira
    Presidente Iper imóveis
    presidente@iperimoveis.com.br
    http://www.iperimoveis.com.br

  2. A escolha é difícil mesmo, e espaço é tudo que queremos ,principalmente quando moramos em um ap pequeno.
    Porém, pensando nas duas possibilidades, e , mesmo sem saber a zona, bairro, região em que se encontram, posso opinar por experiência própria, que escolheria o menor, pela infraestrutura. Se fossem um casal que não quisesse filhos ou de meia idade, que os filhos ja cresceram e tem sua vida própria, ok, optaria talvez por um sem tanta infra… Mas passei por isso qdo compramos este ap em que moramos e tínhamos os guris pequenos, com 4 e 5 anos, creio eu.
    .Tínhamos a opção de um maior, mas sem infra, e bem localizado, a poucas quadras daqui, e este, bem localizado com toda a infraestrutura , porém bem menor… então pensei nos guris, nas crianças, o que seria melhor para eles. Aqui estariam seguros, poderiam brincar á vontade ,teriam crianças(vizinhos) para brincar, e eu poderia trabalhar tranquila. Não me arrependo nem um pouco em ter pensado neles,.em detrimento do espaço maior qu teria com o outro. Então, pensem….. querem ter filhos logo? Para eles, e tbem para nós, o tamanho do ap é aumentado sensivelmente quando eles tem espaço para interagir, brincar, aprender com segurança, e sem a preocupação de tira-los de casa a toda hora para que tenham isso.. Não adianta negar, e os empreendedores sabem disso; priorizamos aquilo que é mais importante para nós, e no caso de casais com filhos pequenos , ou que desejam filhos logo, toda infraestrutura voltada á eles é muito bem vinda, e nada é demais qdo se fala em crianças e seu bem estar…. e depois que crescerem… nada impede uma nova mudança, né??? Espero ter contribuido, bjos e boa escolha…. …(mas se pensam mesmo em ter filhos e por isso a mudança, também.,..pergunte a uma criança, que passará em casa 80% do seu tempo nos primeiros 4 ,5 anos de vida, onde ela preferiria morar…rsrs)

    • Penso a mesma coisa!! Acho que temos que pensar nos filhos também!! 😉 É bom saber de pessoas que já passaram pela mesma situação! E realmente a dúvida é cruel… bjs bjs

  3. Difícil escolha !! Mas o ponto de partida é : qual seu estilo de vida ? É ilusão imaginar que vc vai usar toda a infra do prédio novo. Tem muita coisa que só a filharada vai usar …mas daqui a qtos anos? Por outro lado, o apê maior se estiver perto de uma praça supre mtas necessidades…É, tem muita lenha pra colocar nesta fogueira !! (mas gostei mesmo é do projeto: filhos !! hehehe)

    • A escolha é difícil mesmo… sempre penso se vou usar a infra ou não, mas de qualquer forma atraí bastante no momento da compra do apê! Se a filharada (aliás, ‘filhos’ – no máximo 2! hahaha) aproveitar já compensa bastante, né!?! bjssss Monica!

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s