Facas de Aço Carbono x Facas de Cerâmica (coloridas!)

Você já ouviu falar em FACAS DE CERÂMICA e em FACAS DE AÇO CARBONO coloridas? Ainda não? Então prepare-se para mudar a sua vida – pelo menos no quesito culinária! 😉

M1_Facas

Quando escrevi o post da loja Bowery Kitchen Supplies, comentei que havia ganho da minha mãe um conjunto de facas coloridas para o #futuroejáamadoapê:

Facas_Drica

Acontece que ao mostrar, emocionadíssima, para outras pessoas da minha família, a esmagadora maioria dizia: “Que bacana, são facas de cerâmica coloridas!”.

Facas de cerâmica????? Com essa pulga atrás da orelha, resolvi dar uma pesquisada e descobri que, em realidade, o conjunto que eu ganhei é de facas de aço carbono coloridas!

Então, para que ninguém mais cometa deslizes com esse tema, aqui vai uma explicaçãozinha básica e eficiente sobre esses dois MARAVILHOSOS tipos de facas….

→ FACAS DE AÇO CARBONO:

M2_Facas

O que são? As facas de aço carbono são facas de alta capacidade de corte e de grande resistência, mantêm o fio até três vezes mais do que as facas de aço inox, devendo ser amoladas a cada 18 meses.

Como assim?! O aço carbono, ao contrário do inox, não tem grandes percentuais de cromo, e sofre um processo natural de escurecimento, mas mantém, por muito tempo, sua força.

E toda essa cor? Quanto ao colorido das facas, o charme fica por conta de uma resina colorida sob a lâmina e de uma capa protetora para proteger seu fio e as suas mãos!

Algum cuidado especial?

1. Não colocar a faca em contato com ácidos, que podem estar presentes no vinagre, limão, laranja, abacaxi… Então, se for cortar produtos ácidos, lave a faca em seguida com água e enxugue.

2. Não lave a faca de aço carbono em máquina de lavar loucas.

3. Não corte ossos, comida congelada ou qualquer tipo de objeto duro.

4. Não deixe de proteger a lâmina com gordura, óleo ou silicone, se ela tiver contato com a água do mar ou maresia – assim, não haverá risco de oxidação! #ficaadica

→ FACAS DE CERÂMICA:

M3_Facas_knifes

Como funcionam? As facas de cerâmica, ou melhor, as facas de lâmina de cerâmica têm metade do peso de uma equivalente em aço e, por serem quimicamente neutras, não oxidam, não escurecem e conservam a aparência, o sabor e o aroma dos alimentos.

Além disso, a lâmina de cerâmica demora para perder o fio, não enferruja, não deforma como a de aço, e o cabo possui tratamento antiderrapante que facilita a utilização e reduze os riscos de acidentes com o manuseio.

Quer mais? As facas de cerâmica são mais saudáveis, pois não possuem níquel, chumbo e outros metais pesados em sua composição, o que evita reações alérgicas aos consumidores. 

Algum cuidado especial? Assim como as facas de aço carbono, não devem ser usadas para cortar ossos, comida congelada ou qualquer tipo de objeto duro.

E agora, o mais importante: onde comprar??? 😉

Vi para vender nos sites Cozinha Ana Maria Braga, Presente Fácil, PolishopMercado Livre e também em lojas de utilidades domésticas!

Boas compras e bons pratos!

Beijos!

Fonte: Cybercook Terra, Folha Uol, Google Imagens.

4 comentários sobre “Facas de Aço Carbono x Facas de Cerâmica (coloridas!)

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s