Pudim de branquinho – “O” original

Chegou o grande dia pessoal!!

Depois de muitos pedidos, aqui está a receita do famoso Pudim de Branquinho da família do meu marido. Quem nos conhece sabe o sucesso que ele faz nos encontros, almoços e jantares entre familiares e amigos e, como somos muito queridos, vamos compartilhar com todos vocês! 🙂

Papel e caneta na mão e… anotem aí:

Ingredientes:

3 latas de leite condensado

9 gemas (de preferência escolha ovos na temperatura ambiente)

8 colheres de açúcar

Forma de pudim (de preferência de inox com tampa)

Refratário ou fôrma com altura suficiente para colocar o pudim em banho maria

Modo de preparo:

1. Em um recipiente fundo, juntar as 9 gemas (devidamente sepradas das claras) com as 3 latas (ou caixinhas) de leite condensado e mexer, com um mexedor ou um garfo, até formar uma mistura homogênea.

Pudim_Branquinho_ACDG_01 pudim_Branquinho_ACDG_022. Em uma fôrma de pudim, de preferência como esta da foto, colocar as 8 colheres de açúcar e levar ao fogo para caramelar. Quando o caramelo estiver bem líquido, deixar escorrer por todos os lados da fôrma (este passo é muito importante, se a fôrma não estiver BEM caramelada, vai ser mais difícil na hora de desenformar).

pudim_Branquinho_ACDG_03 pudim_Branquinho_ACDG_043. O próximo passo é colocar a mistura das latas de leite condensado com as gemas na fôrma de pudim caramelada. Fechar a fôrma e, no forno pré aquecido, colocar em banho maria.pudim_Branquinho_ACDG_05 pudim_Branquinho_ACDG_06Agora vem o passo difícil da receita: acertar o ponto!

Cada forno é um forno e não adianta, tem que ficar de olho até descobrir a relação temperatura x tempo perfeita!

Eu nunca tinha feito esse pudim em POA e em Bogotá, por causa da altitude da cidade, o cozimento dos alimentos é diferente. Lá, eu já fiquei mais de duas horas esperando o tal ponto e aqui ainda não encontrei a melhor relação temperatura x tempo e por isso, abaixo descrevo os passos que testei desta vez:

30 minutos a 205°c e mais 1 hora a 255°c, apesar de eu ter achado que ele ficou “passadinho”, é melhor mais passado que cru! Na próxima tentativa, vou seguir a dica da minha sogrticha e deixar 1 hora a 230°c.

4. Para desenformar, é só colocar a fôrma (com cuidado) em fogo baixo, sempre segurando e mexendo a fôrma para não queimar o pudim. O objetivo aqui é fazer com que o caramelo fique líquido novamente para soltar da fôrma. Com cuidado, pode dar uma “ajudinha” com a faca e…

Pudim_Branquinho_ACDG_07…posicione o prato que você vai usar para servir em cima da fôrma e, novamente com cuidado, vire tudo de cabeça pra baixo e cruze os dedos pra que o pudim tenha se soltado, se não soltar, leve um pouco mais para o fogo baixo. pudim_Branquinho_ACDG_08Tchan na na namm… aí está o famoso pudim, lindo e D-E-L-I-C-I-O-S-O! pudim_Branquinho_ACDG_09

Fácil né?

E aos que já provaram, eis a pergunta: é ou não é “O” melhor pudim do mundo?

Beijos e mande sua receita pra gente testar e compartilhar com nossos queridos leitores.

41 comentários sobre “Pudim de branquinho – “O” original

  1. Pingback: Ô, lá em casa… Thor (Chris Hemsworth) | 2Beauty
  2. Gurias, o pudim realmente tem gosto de branquinho mas acho que eu deixei passar um pouquinho. Pensei que deveria ser como o pudim de leite em que a gente deve fincar um palito e o mesmo sair limpo para estar pronto, mas pelo que percebi, acho que não é isso. Percebi que depois de gelado foi que ele ganhou a textura de branquinho. Fiz no fogão mesmo, e da próxima vez vou cozinhar por menos tempo sempre lembrando que não é necessário o truque do palito e que ele fica molinho mesmo enquanto quente. É isso? Acho que 1:20h será ótimo! De qualquer maneira adorei!

  3. Pingback: Ô, lá em casa… Gerard Piqué | 2Beauty
  4. Pingback: Compras em Miami | Bed Bath & Beyond | A CASA DAS GURIAS
  5. UAU! Acabei de testar essa tua receita e guria de deus!!!! Q maraviiilha! Tive que diminuir as quantidades pois minha forma de pudim é pequena. Coloquei 2 latas de leite condensado e 6 gemas peneiradas pra não ficar com cheiro de ovo. Fiz no fogão, conforme faço o pudim tradicional. Deixei 1h e 15min no banho maria e ele ficou levemente mole no centro. Acredito que mais 15 min seria o tempo perfeito.
    Muuuito obrigada por dividir com a gente. Esse pudim de branquinho é a receita perfeita 😀

    • Oi Fernanda, que legal receber este teu comentário!!
      Fico feliz em ver as pessoas testando a receita e dando um toque pessoal no “famoso” pudim de branquinho!
      Que bom que gostou!!
      Beijos

  6. Olá! Obrigada por compartilhar conosco as receitas de família.
    Fiz o pudim e achei que ele ficou bastante denso. É assim mesmo ou será que errei alguma coisa?

    • Oi Bárbara!
      É isso mesmo, ele fica bem mais denso que um pudim normal pois não leva leite! Se você não gostou muito da textura, pode deixar um pouco menos no forno ou, colocar um pouco de leite! (nunca testei com leite, mas acho que dá certo)
      Beijos

  7. Não acreditooo!!! A receita do melhor pudim foi liberadaaa!! Eu, que não sei cozinhar direito, vou apenas repassar a receita pra quem sabe! E vou continuar comendo essa delícia na casa da tia Ciça! 😉
    Beijos meninasss!

    • Olá !! Bom, eu adoro ovo mas muitas pessoas que não gostam A-M-A-M o pudim. Então, posso concluir que não, não fica com muito gosto de ovo! De qualquer forma, vou perguntar e se tiver, escrevo aqui de novo! beijos

  8. Pingback: Dia das Mães na casa da Drica | A CASA DAS GURIAS
    • Oi Dani!
      Tem que esperar esfriar bem o pudim, o ideal é até colocar na geladeira (depois de frio) por algumas horas.
      Aí, na hora que for comer, ele volta ao forno para ser devidamente desenformado.
      Qualquer dúvida, escreve de novo!
      Beijos

    • Oi Renata!!
      Esse pudim é servido gelado ou, no máximo temperatura ambiente!
      Depois de pronto, tem que deixar ele esfriar e aí coloca na geladeira e espera até a hora de servir, como acontece com os outros pudins!
      Beijos e qualquer coisa, escreve de novo!

  9. Pingback: Links Bacanas | 2Beauty
    • Oi Debi!
      Ele é bem doce mesmo. Eu, que não sou de doce muitooo doce, como um pedaço e estou pra lá de satisfeita! Mas quem gosta de doce beemmmm doce, o repeteco é válido!
      Beijos e vai com fé, esse pudim não tem erro, sucesso garantido!

  10. EBA!!!! Que delícia!!! Não tem igual…..estava querendo muito essa receita Mari, quase que te pedi por face esses dias!! Irei colocá-la em prática logo logo!!!! Beijos

  11. Mariiii! AMEI o post com a receita. Esse passo a passo tá demais. Quanto ao pudim, todo mundo (que já provou) sabe que não tem igual. E adorei que meu fogão e acessórios ficaram super fotogênicos. Mas por que não tiraram o pão e o limão do fundo das fotos?! Hahahahahaha! Beijos

    • Hehehehhe só tu mesmo né Cris!!! Acho que o pão e o limão deram um toque super especial na foto!!!
      Quero te ver fazendo essa receita hein, e não esquece de me convidar para provar!
      Beijos

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s