Iluminação de interiores – Arq. Natália Fischer

Apresentação2_fundopreto_menor

Olá,

Muita gente não sabe ou não se dá conta, mas a iluminação é tão importante quanto o projeto de interiores e por esse motivo os dois devem vir juntos, pois um complementa o outro. E de nada adianta um belo projeto de interiores se pecarmos na iluminação.

Através de um bom projeto luminotécnico é possível deixar os ambientes mais charmosos e aconchegantes, além de realçar e valorizar objetos e mobiliários. A iluminação consegue dar sentimento, vida e cor ao ambiente.

Ao se tratar dos espaços de uma casa, os mesmos devem ser analisados individualmente e de acordo com as suas necessidades e usos, visto que as lâmpadas possuem diferentes temperaturas de cor e geram efeitos distintos. E uma questão que definirá o tipo das luminárias, é a condição que se terá para as instalações: embutidos, sobrepor, pendentes, de parede, etc.

Entre as lâmpadas mais comuns em residências, temos: incandescentes, halógenas e fluorescentes.

Iluminacao_ArqNF_ACDG 01

Na cozinha é necessário que o ambiente seja bem iluminado. Neste caso é sugerido o uso de embutidos com lâmpadas fluorescentes e vidro jateado (que não deixa a lâmpada aparente). E no caso de não ter forro de gesso, utilizar trilho, spots ou luminárias de sobrepor são excelentes opções.

Cozinha_ArqNF_ACDG 03

Cozinha (Fonte: Revista Lush) – rasgos no forro de gesso com iluminação fluorescente e vidro fosco

Numa sala de jantar normalmente se opta por pendentes e lustres que são mais charmosos e funcionam como elemento decorativo na composição. Já na sala de estar, é costume se trabalhar com iluminação em sanca (com rebaixo de gesso) e luzes fortes e marcantes com as halógenas para destacar obras de arte e objetos decorativos. Em ambos os casos vale a pena o uso da dimerização para poder “brincar” com a intensidade da luz de acordo com a ocasião.

Jantar_ArqNF_ACDG 06

Sala de Jantar (Fonte: Arq. Caroline Kreling) – Lustre de cristais no centro da mesa de jantar, sanca iluminada e pontos focais com lâmpadas halógenas

Nos banheiros pontos com arandelas próximas ao espelho e ponto central com lâmpada par20 são a melhor opção para facilitar a maquiagem ou o barbear. O uso de lâmpadas dicroica, muito comum em cima da bancada, cria um efeito muito bonito e de luz forte, porém, quando precisamos ter precisão no que fazemos, essas lâmpadas criam sombra e dificultam. Uma dica interessante é um ponto de led azul dentro do box, e ligado num circuito sozinho para conseguir deixar essa lâmpada de efeito calmante acessa durante o banho.

Circulacao_ArqNF_ACDG 02

Circulação (Fonte: Revista Lush) – Rasgo no forro de gesso para embutir em “linha” lâmpadas halógenas

Nos dormitórios iluminação central e luzes indiretas com abajures, que criam uma sensação agradável de penumbra e descanso.

Dormitorio_ArqNF_ACDG 04

Dormitório Casal (Fonte: desconhecida) – Forro liso com pontos decorativos e 2 abajures laterais

Os lavabos podem ter uma iluminação mais ousada e bem decorativa como uma corda luminosa atrás do espelho, criando uma iluminação bem discreta ou pontos com lâmpadas mini dicróica e um pendente delicado no canto da bancada. Nos lavabos é legal o uso de velas perfumadas para dar um ar simpático para as visitas até mesmo quando apagadas.

Estar_ArqNF_ACDG 05

Sala de Estar (Fonte: BG Arquitetura) – Ponto central com 4 lâmpadas halógenas, coluna em aço escovado e pontos extras com dicróicas que destacam determinados ambientes/espaços

Solicitar o projeto de iluminação ao seu arquiteto ou diretamente a um profissional em iluminação é item fundamental. O profissional consegue através de cálculos, estimar o nível de iluminação (iluminância) para cada ambiente, e vale a pena investir pois o resultado é sempre positivo.

Arq. Natália Fischer

E-mail: nataliasfischer@gmail.com

Pesquisa de Imagens: Arq. Caroline Kreling, BG Arquitetura e Revista Lush

DESTAQUE

6 comentários sobre “Iluminação de interiores – Arq. Natália Fischer

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s