Dica de Arquiteto | Arq. Fabio Motta

dica_de_arquiteto

APARTAMENTO SOLTEIRO – Reforma em antigo apartamento une funcionalidade, estilo e economia ao morador.

Como em toda reforma, o principal objetivo (e desafio) do arquiteto é aliar a estética com o orçamento limitado. E nesse caso não foi diferente. O apartamento de quase 30 anos nunca havia sido modificado e os seus 60m² exigiam uma mudança geral, desde a pintura nas esquadrias até a viga metálica instalada na cozinha para retirada de parede portante.

Arq Fabio Motta_ACDG 01

O detalhe do ladrilho hidráulico no piso (retirados de uma antiga casa demolida e restaurados) serve como um tapete de boas-vindas dando um charme para o hall. O móvel atrás da mesa de jantar também foi reaproveitado e modificado além de receber acabamento em laca branca fosca para dar um toque contemporâneo ao ambiente.

Retiramos a porta convencional que dava acesso para a cozinha e abrimos um vão maior no qual utilizamos uma porta de correr com o lado interno de pintura em laca branca e o lado que integra com a sala com espelho e um puxador embutido de acabamento cromado.

Arq Fabio Motta_ACDG 02

Na área da cozinha colocamos tampo de granito preto São Gabriel e os armários em melamina branca com puxador de alumínio a metro. Foi optado pelo uso de prateleiras em melamina preta no lugar do armário aéreo e o friso com pastilhas em miscelânea deu um toque diferente ao ambiente, que contrastou dos demais materiais.

Arq Fabio Motta_ACDG 03

O morador, um jovem advogado, solteiro e com 28 anos, idealizava por uma sala confortável e de estilo contemporâneo. Para isso, optamos pelo piso de porcelanato, um sofá chaise na cor grafite e a luminária vermelha pontuando a futura mesa lateral.

Para solucionar o grande volume de tijolo a vista no meio da sala (que divide estar e churrasqueira) o mesmo foi rebocado, pintado e nele instalado um painel de marcenaria que remete a madeira de demolição. Também foi criado um nicho para guardar a lenha da lareira.

Neste painel foi colocada a televisão fixada por suporte e prateleiras no acabamento em laca branca para colocar os equipamentos e outros elementos decorativos.

Arq Fabio Motta_ACDG 04

No banheiro trocamos os revestimentos, de piso e parede, e utilizamos um detalhe com pastilhas na parede do móvel e dentro do box. Querendo deixar o banheiro mais amplo e claro, optamos pelos tons neutros e brancos, diferente do antigo banheiro de louça e revestimentos escuros. E para seguir na linha econômica, solicitada pelo cliente, abrimos mão do tampo em granito e usamos uma pia suspensa na parede.

Arq Fabio Motta_ACDG 05

Espero, através deste meu trabalho, mostrar que é possível se transformar um apartamento antigo em um apartamento moderno através de soluções práticas e com um orçamento limitado.

Por Arq. Fábio Motta

Contatos: fabiolvmotta@gmail.com – (51) 9959.0718.

4 comentários sobre “Dica de Arquiteto | Arq. Fabio Motta

Deixe aqui seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s